1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer
TAMANHO DO TEXTO

Breve Histórico da Faculdade Unida

A Faculdade Unida de Vitória – FACULDADE UNIDA, anteriormente denominada Faculdade Teológica Unida - FTU surgiu do sonho de três pastores presbiterianos; Pr. Wanderley Pereira da Rosa, Pr. Simonton César Araújo e Pr. Alcimar Ribeiro de Paula. Estes pastores visavam criar um espaço de reflexão teológica com as seguintes características: (1) compromisso Ecumênico; (2) Teologia bem fundamentada; (3)  Disciplinas que se tornassem instrumentos práticos no cotidiano dos alunos e de suas comunidades; (4) Professores com experiências pastorais bem diversificadas, visando enriquecer as experiências compartilhadas em sala de aula.

Assim, as atividades escolares iniciaram em agosto de 1997, nas dependências de uma igreja, com 30 alunos.

Com a regulamentação do Curso de Bacharelado em Teologia através da Portaria MEC no. 241/99 surgiu o sonho de adaptar a Instituição às exigências do Ministério da Educação, visando o Credenciamento da mesma, bem como, a Autorização do Bacharelado em Teologia.

Após um período de elaboração dos documentos necessários e, após a montagem da Biblioteca e Laboratório de Informática, a FTU recebeu a visita da Comissão do MEC nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2005. A citada Comissão recomendou o Credenciamento da FTU e a autorização do Curso de Bacharelado em Teologia com nota máxima em todos os quesitos. As Portarias 3.914 e 3.915 de 14 de novembro de 2005 assinadas pelo Excelentíssimo Ministro da Educação Fernando Haddad e publicadas no DOU do dia 16 de novembro de 2005, consumaram este credenciamento e autorização. Atualmente, é o único Curso de Teologia Autorizado em todo o Estado do Espírito Santo.

Em 2007 a Portaria MEC nº 38 de 16 de janeiro de 2007 autorizou a alteração da nomenclatura da Faculdade Teológica Unida – FTU, para Faculdade Unida de Vitória. Esta mudança aconteceu após longo debate da Congregação quanto à missão e finalidades da IES. Visando a ampliação das ofertas de Cursos Superiores, chegou-se a conclusão que seria necessário retirar-se a palavra “teológica” do nome da Faculdade para se evitar uma restrição, ainda que meramente psicológica, de suas áreas de ação.

Localizada na cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, a Instituição conta hoje com cerca de 850 alunos em seus diversos cursos: Graduação em Teologia, Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino Religioso, Ciências da Religião, Aconselhamento e Psicologia Pastoral, Terapia Familiar e Políticas Sociais de Atenção à Família e Teoria Psicanalítica, e o Curso Livre de Formação Teológica.

Também investe-se em Semanas de Reflexão Teológica e Cursos de Extensão Universitária, abertos para toda a comunidade. Já tendo sido oferecido os Cursos: Para Entender o Novo Testamento, Formação de Pregadores, Epístolas Versículo por Versículo (Apocalipse, Romanos, Gálatas, Efésios, e Hebreus).

Um importante Convênio foi assinado, em julho de 2006, com a Escola Superior de Teologia – EST, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, em São Leopoldo/RS. Este Convênio de cooperação visa à oferta do Curso de Reconhecimento dos Diplomas de Teologia. Como fruto deste Convênio, iniciamos em março de 2008 o MINTER – Mestrado Interinstitucional em Teologia Prática, Curso este Reconhecido pela CAPES/MEC com a nota máxima (7,0), sendo considerado Curso de excelência na área. A turma preencheu a totalidade das vagas, 25 alunos.

Em agosto de 2007, juntou-se ao nosso Corpo Docente o Prof. Dr. Carlos Eduardo Calvani o qual assumiu a Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Foram iniciados os primeiros passos para a publicação de uma Revista de Estudos Teológicos, com tiragem semestral. Com a mudança do Prof. Calvani para o Paraná, contratamos o Prof. Dr. Julio Paulo Tavares Zabatiero, o qual assumiu a Coordenação acima citada.

Outra conquista se deu em julho de 2007 com a mudança da Sede da Mantenedora e da Faculdade para um novo endereço: o prédio do Centro de Formação Martim Lutero. No dia 30 de julho de 2007 ocorreu o Culto em Ação de Graças e inaugural da nova Sede.

No dia 05 de agosto de 2009 foi publicada a Portaria MEC no. 1173 de 04/08/2009 dando o Reconhecimento ao nosso Curso de Teologia. Isto representou a consolidação do Curso. Em 18 de dezembro do mesmo ano tivemos a formatura da primeira turma de Teologia reconhecida pelo MEC em nosso Estado. Foi uma noite histórica e de muita celebração.

É importante salientar que a Faculdade Unida está instalada numa região de elevada concentração de evangélicos. Pesquisa realizada pelo Instituto Superior de Estudos da Religião (ISER) mostra que a Grande Vitória é uma das áreas urbanas com maior concentração de evangélicos no Brasil. Em vista dessa realidade, a Faculdade Unida, através de seu Departamento de Teologia, assume a tarefa de formar Bacharéis para que estes venham a ser agentes de transformação em suas igrejas e em seu contexto social.


Share

Google View

Siga-nos no Twitter