1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer
TAMANHO DO TEXTO

Mestrado Profissional em Ciências das Religiões - Informações Gerais

 

Receba Informações                       Indique para um amigo

Obs.: As inscrições serão realizadas somente com a apresentação de toda a documentação exigida enviada pela internet (e-mail - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) ou entregue pessoalmente em nossa secretaria. Não realizaremos sua inscrição caso haja pendência de qualquer documento. Em um único e-mail deverá constar toda documentação exigida, não envie e-mails avulsos com a documentação separada.

Edital 2018/1  Modelo de Anteprojeto

 

O Mestrado Profissional em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória é o primeiro Mestrado Profissional na área não, apenas no Estado do Espírito Santo, mas em todo o Brasil, tendo sido regulamentado pelo Parecer CNE/CES n. 168/2011, publicado no D.O.U. de 30/09/2011, o que pode ser verificado no link: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16418&Itemid=866.

O Programa de Mestrado Profissional em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória tem como objetivosos principais: (a) a compreensão das relações entre as religiões e a sociedade democrática nas suas diversas dimensões, com ênfase no incremento crítico da participação religiosa na vida social; e (b) a análise dos discursos religiosos canônicos e não canônicos, com vistas à compreensão crítica dos modos de produção, interpretação, circulação e difusão do discurso religioso no âmbito sociocultural. Nesse campo, conquanto não exclusivamente, há ênfase nos cristianismos originários e históricos, acentuando-se análises dos discursos por meio de ferramentas tanto semióticas quanto exegéticas histórico-críticas. Nosso Programa é o único de natureza “profissional” na área de Ciências das Religiões e desenvolve suas atividades em sintonia com a história e desafios do campo, sendo membro da ANPTECRE – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião – desde seu credenciamento pela CAPES.

A partir desses objetos gerais, os docentes e discentes do Programa têm realizado pesquisas, por exemplo, no campo da relação entre religião e esfera pública: sobre Ensino Religioso Escolar; o papel da religião nas atividades de prevenção e tratamento na área da saúde integral; o lugar da religião na violência urbana e doméstica; as relações entre religião e direito e religião e esfera pública democrática. No campo da Análise do Discurso, temos realizado pesquisas sobre o discurso neopentecostal contemporâneo, tanto em suportes textuais quanto em audiovisuais; o discurso canônico judaico-cristão; e sobre as interfaces entre discurso filosófico e discurso religioso.

A estrutura do Programa consiste em aulas presenciais em regime intensivo: quatro encontros de duas semanas cada um, nos meses de janeiro e julho, na sede da Faculdade Unida em Vitória-ES, mais o Trabalho de Conclusão do Curso, conforme a regulamentação do Mestrado Profissional pela CAPES – que pode ser uma dissertação ou outro tipo de trabalho apropriado ao objeto da pesquisa do estudante. Conforme recomendação da CAPES, o curso deverá ser concluído em dois anos. Somam-se a essas atividades, a publicação de artigo acadêmico e a apresentação de comunicação oral em evento acadêmico com tema na área do Programa.

A área de concentração do Mestrado Profissional em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória é “Religião e Sociedade”, e suas duas linhas de pesquisa são: Religião e Esfera Pública e Análise do Discurso Religioso.

Em Religião e Esfera Pública, o foco recai sobre o lugar da religião na sociedade em geral e na esfera público-política em particular, incluindo pesquisa e discussão sobre temas tais como: Ensino Religioso escolar; crenças religiosas e legislação; a participação política das religiões; pluralismo e diálogo inter-religioso; questões éticas e de identidade etc.

Em Análise do Discurso Religioso, o foco recai sobre a análise crítica dos vários tipos de discurso religioso, tais como: discurso em textos canônicos das religiões, tais como a Bíblia, o Alcorão, etc.; testemunho pessoal dos adeptos; religião na mídia; hermenêutica e filosofia da linguagem etc.

Considerando-se os pré-requisitos, qualquer graduação reconhecida pelo MEC é aceita para nosso Mestrado. Os mestrandos matriculados até hoje concentram-se nas seguintes áreas de formação: Pedagogia, Direito, Serviço Social, Ciências Humanas diversas (História, Filosofia etc.), Teologia, Administração, por exemplo.

São abertos dois Processos Seletivos no ano, sendo um em meados de setembro para aulas com início em janeiro, e outro em meados de março para aulas com início em julho.

Regido por Edital específico, nosso processo seletivo consiste em apresentação do Currículo Lattes, anteprojeto preenchido em formulário próprio (peso 7,5), prova de conhecimentos específicos (peso 2,5) (para a qual é informada bibliografia para estudo) e prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol, com nota mínima 7,0).

Quanto aos dias dos encontros modulares do Mestrado em Ciências das Religiões, considere-se, de modo geral, para janeiro, as 3ª e 4ª semanas do mês, e, para julho, as 2ª e 3ª semanas do mês, sempre de segunda a sexta. Quanto aos horários: segundas-feiras: 14h – 18h (nesses dias não há aula pela manhã, porque a maioria de nossos alunos vem de outras cidades e Estados, de sorte que liberamos as manhãs das segundas-feiras para realização de check-in nos hotéis). De terças a sextas-feiras, das oito às dezoito horas. São aprovados alunos com o mínimo de 75% de presença*.

Investimento: 24 parcelas de R$ 1.403,32

Inscrição: R$ 120,00

Quanto a bolsa de estudos ou financiamento estudantil, por enquanto as possibilidades são a FAPES e o FIES. Quanto à FAPES, o aluno precisa estar matriculado no curso, ter residência no Estado do ES e não ter vínculo empregatício, normas estas estabelecidas pela própria Fundação e vigentes sempre segundo edital. Quanto ao FIES, as orientações encontram-se no site institucional do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (http://sisfiesportal.mec.gov.br/). Registre-se que há desconto de 5% para pessoas filiadas aos sindicatos: SINDIUPES – SINPRO – IFES – ACS – ASSPEN.

 

CORPO DOCENTE

 

 

 

 

 

*Horário e valor estão sujeitos a alterações. 

Regulamentação Legal: O Curso é recomendado pela CAPES e reconhecido pelo MEC, conforme o Parecer CNE/CES no. 168/2011, de junho de 2011, publicado no D.O.U. de 30/09/2011 link: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16418&Itemid=866

 

bt_down_pdf

 

 

Share

Google View

Siga-nos no Twitter