1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer
TAMANHO DO TEXTO

Terapia Familiar e Políticas Sociais de Atenção à Família - Infos Gerais

Receba Informações                       Indique para um amigo

 

01. Certificação

A Certificação será feita pela Faculdade Unida de Vitória, Instituição de Ensino Superior devidamente credenciada pela Portaria MEC no. 3.914 de 14 de novembro de 2005, publicada no DOU de 16 de novembro de 2005. O Curso está de acordo com a resolução CNE/CES no. 01/2007 e é reconhecido pelo MEC.

02. Carga Horária

O Curso está estruturado em 17 Disciplinas presenciais, totalizando 360h/aula, mais o Trabalho de Conclusão de Curso. Para efeito de cálculo é computada a Hora/aula de 50 min de acordo com a normatização do CNE.

03. Período e Periodicidade

            O Curso terá uma duração de 13 meses:

            Aulas às sextas-feiras das 19h às 22h e aos sábados das 8h às 18h (a cada quinze dias).

04. Justificativa

A atenção de distintos profissionais no campo das Ciências Humanas e Sociais a situações sociais que emergem no atendimento ao indivíduo, historicamente, demonstra que a  abordagem centrada no mesmo não encontrava a ressonância desejada em virtude da compreensão mais ampla deste como parte de um organismo vivo: a família.

Esta compreensão, tendo como eixo teórico a Teoria Sistêmica, disseminou-se no campo do conhecimento e a partir de então, revestiu-se de tamanha importância que tem sido a abordagem mais utilizada em terapias com famílias: enquanto modalidade terapêutica, a terapia familiar emerge da convergência de diferentes áreas do conhecimento humano.

A compreensão da família como um microcosmo é imperativa no que tange a concepção de que tudo o que existe em todas as situações que envolvem o ser humano, encontra, guardadas as devidas proporções, eco na família e por conseguinte, numa estrutura mais ampla, a social.

Corroborando esta análise, vemos a relação inseparável entre Estado e Família e as relações interacionais presentes neste binômio, emergindo dessa relação a necessidade de uma intervenção estatal para proteção e preservação da família.

Neste contexto, inserem-se vários níveis de conhecimento, entre eles, a Antropologia, a Sociologia, a Psicologia e o Serviço Social, entre outros. Urge, assim, a necessidade de uma leitura  e hermenêutica da realidade social dentro de um universo que contemple essa relação que hoje prima por um conjunto de  contradições  e desigualdades sociais.

Essa leitura e interpretação da relação Estado X Família, exige um posicionamento  técnico  pautado numa leitura ampliada das garantias sociais  propostas na Constituição de 1988, denominada  de Constituição Cidadã.  As demandas sociais pautam-se em novos paradigmas e a exigência  para a intervenção é de um profissional  atualizado em relação ao contexto  econômico, político, cultural e social.

Face ao exposto, depreende-se  que a instituição Família ultrapassa fronteiras espaço-temporais, sendo as construções científicas acerca dela inesgotáveis. Face ao caráter imanente de  estar em permanente mudanças, exige, desta forma, uma capacitação profissional  que subsidie  o compromisso com a liberdade e a justiça social, proposta esta assumida no curso que ora se inicia.

05. Público-Alvo

Portadores de diploma de curso superior, com formação em Ciências Humanas e Sociais, que sintam necessidade de atualizar e ampliar conhecimentos na área de Terapia Familiar e Políticas Sociais  voltadas ao atendimento à Família.

06. Objetivos

Objetivos Gerais

  • Qualificar os participantes, como especialistas, para o desempenho de cargos e funções  tanto na esfera pública como na privada, cuja intervenção profissional exija referências praxiológicas em família.
  • Instrumentalizar os participantes, como especialistas, em questões onde há uma premência na compreensão de uma atitude profissional  no atendimento à família, numa proposta terapêutica, além de um entendimento das políticas sociais de proteção a ela direcionada, numa realidade globalizada.


Objetivos Específicos

Ao concluir o curso, o formando será capaz de:

  • Identificar as transformações advindas do campo do conhecimento nos níveis empírico, científico, filosófico e teórico, enfatizando a evolução paradigmática neste campo.
  • Instrumentalizar  a ação profissional no que concerne à terapia familiar, num processo que se inicia na compreensão da estrutura familiar como organismo vivo, perpassando por referenciais praxiológicos , compreendendo a trajetória da atenção profissional à família enquanto campo de intervenção  até os dias atuais.
  • Fomentar a reflexão e compreensão da intervenção das Políticas Sociais  na estrutura familiar, destacando o papel da família no mundo globalizado.
  • Identificar a relação Estado X  Família, interpretando  a ação estatal no campo das políticas públicas de proteção à família e a ação das organizações não governamentais.
  • Identificar na interdisciplinaridade a exigência de um agir profissional alicerçado em uma compreensão paradigmática centrada num posicionamento pós-moderno onde o conhecimento extrapola as fronteiras particulares em busca de uma leitura ampliada da realidade social.


07. Grade Curricular

DISCIPLINAS/PROFESSORES Carga Horária
Temática Geracional – Genograma e Linha da Vida 15 h/a
Metodologia da Pesquisa e Ensino Superior 15 h/a
Desenvolvimento Psico-social e Cognitivo 30 h/a
Psicopatologia e Saúde Mental 30 h/a
Introdução ao Pensamento Sistêmico 30 h/a
História Cultural da Família 30 h/a
Ciclo Vital da Família 15 h/a
Gênero e Sexualidade na Família 30 h/a
Autoridade e Poder na Família 15 h/a
Evolução da Terapia de Família: Panorama Geral 15 h/a
Fundamentos em Terapia Familiar e de Casal 30 h/a
Família e Construção da Subjetividade 15 h/a
Políticas Sociais e Família 30 h/a
Desenvolvimento Moral e Religioso 15 h/a
Violência Doméstica 15 h/a
Proteção Legal – Legislação e Família 15 h/a
Interdisciplinaridade no Atendimento à Família 15 h/a
TOTAL 360 h/a


08. Documentos Necessários Para Matrícula

- Ficha de Inscrição devidamente preenchida
- Diploma de Graduação (uma cópia autenticada)
- Carteira de Identidade (uma cópia autenticada)
- CPF (uma cópia autenticada)
- Comprovante de Residência (uma cópia)
- 2 Fotos 3x4
- Contrato de Prestação de Serviços Educacionais assinado

09. Valor Total do Curso (conforme Contrato de Prestação de Serviço  Educacional)

O valor total do Curso é de R$ 4860,00 (quatro mil oitocentos e sessenta reais) que deverá ser pago em 18 parcelas mensais e sucessivas de R$ 270,00 (duzentos e setenta reais).

 

10. Corpo Docente


Profª Daniela Gurgel
Prof Eduardo Torre
Ms. Renné Cavalcante
dentre outros...

 

Coordenador da Pós-Graduação
Professor Dr. José Mário

Share

Google View

Siga-nos no Twitter